AmbienteXL

Versão atual: 1.01 (25/05/2015)

O AmbienteXL (que antes se chamava ExpressXL) é um suplemento gratuito para Excel 2007 ou superior que desenvolvi em VBA e expande as funcionalidades do aplicativo.

Introdução

Esta página explica as ferramentas presentes no suplemento. Ele não é compatível com Excel para Mac e nem funciona no Excel para Windows RT.

As ferramentas do AmbienteXL podem ser acessadas através de uma guia que é criada quando o suplemento é executado ou instalado:

Vale ressaltar que este é um projeto que está em contínuo desenvolvimento, e novas ferramentas poderão surgir com o tempo.

Embora eu tenha testado o AmbienteXL, não me responsabilizo por danos ou resultados inesperados que o mesmo possa causar em seu computador, embora tais efeitos sejam improváveis.

Instalação

Para usar o AmbienteXL somente numa seção do Excel, basta baixar o indicado no final desta página, extrair e executar o arquivo AmbienteXL.xlam.

No entanto, se você quiser que o AmbienteXL carregue toda vez que abrir o Excel, descompacte-o num diretório local ou num caminho da rede e vá à guia Arquivo >> Opções:

Agora, na janela Opções do Excel, escolha o menu Suplementos , na caixa de combinação Gerenciar escolha Suplementos do Excel e em seguida clique no botão Ir…:

Na janela Suplementos que aparecer, clique em Procurar e localize o local onde você extraiu o suplemento, e em seguida clique no botão OK:

Se você tiver extraído o suplemento num caminho da rede, pode ser que o Excel te pergunte se deseja criar uma cópia local do mesmo. O recomendado é escolher Não para essa opção, para não criar uma cópia local do suplemento.

Se gravar o suplemento na rede, disponibilize-o com a propriedade Somente para Leitura habilitada. Dessa forma, você não terá problemas em retirar ou substituir o arquivo da rede futuramente, uma vez que o Excel de outras máquinas não irá bloquear o acesso ao suplemento ao abri-lo.

Desinstalar

Para desinstalar o AmbienteXL, basta desabilitar a caixa de seleção que você habilitou através dos passos anteriores e clicar em OK.

Grupo Células

Nesse grupo há comandos para transformar células e tabelas:

Maiúsculas, Minúsculas e Proper

Este comando transforma o texto de células de uma seleção para capitalização maiúscula, minúscula ou apropriada (isto é, primeira letra de cada palavra maiúscula e o resto em minúsculas). Para utiliza-la, basta selecionar um intervalo e clicar num dos comandos:

Substituir Texto

Utilize esse comando para fazer uma substituição em massa de células numa planilha. Primeiramente, crie uma planilha De-Para com as substituições de sua necessidade e salve num determinado caminho. É obrigatório colocar o De na coluna A e o Para na coluna B, a partir da primeira linha, como mostrado na figura abaixo:

No exemplo abaixo, desejo substituir os valores da coluna Nome. Ao selecionar as células desejadas e clicar no comando Substituir Texto, a janela de opções da ferramenta será mostrada:

Ao escolher a pasta de trabalho que possui o De-Para, escolha a planilha adequada. Você verá uma previsão das substituições:

Clique em OK para realizar a substituição em massa:

Inserir Texto / Remover Texto

Esses comandos são práticos quando se deseja transformar o texto de várias células sem precisar criar colunas com fórmulas auxiliares. O exemplo abaixo mostra uma aplicação do comando Inserir Texto. Vale ressaltar que, para tal, deve-se selecionar o intervalo ao qual se deseja transformar:

A janela que foi mostrada ao usuário ao clicar no comando é mostrada a seguir:

Observe que há várias opções de inserir um texto, seja no início, fim ou no meio do texto da célula.

O comando Remover Texto é parecido com o de inserir, com os mesmos tipos de opção e com a diferença, obviamente, de remover texto ao invés de inserir:

Tanto para o comando de inserir ou remover texto, você pode considerar a ação do fim ao início do texto das células.

Normalizar

A normalização (também conhecida como unpivot) é uma série de passos que se seguem no projeto de um banco de dados que permitem um armazenamento consistente e um eficiente acesso aos dados. O comando Normalizar do AmbienteXL é capaz de normalizar uma matriz. Veja um exemplo:

Ao clicar no comando Normalizar, uma janela perguntará ao usuário qual intervalo ele deseja normalizar. Faça uma seleção incluindo os cabeçalhos de linha e coluna e em seguida clique em OK:

Outra janela perguntará se você quer listar valores em branco ou igual a zero. Após fazer sua escolha, seu resultado ficará como mostrado a seguir:

Coluna e Linha correspondem a, respectivamente, os cabeçalhos verticais e horizontais.

Planilhas

Nesse grupo há comandos que operam em planilhas.

Desproteger

Este comando protege/desprotege várias planilhas de uma vez. Vale ressaltar que para desproteger as planilhas, você deverá saber a senha (você não encontrará no meu site nenhuma técnica para quebrar senhas do produto Office).

Ainda não terminei de escrever o código desse comando, então ele ainda não possui funcionalidade.

Visibilidade

Este comando mostra uma janela interativa que permite ocultar e exibi pastas de trabalho e planilhas de forma fácil:

Você pode tomar ações de ocultar ou reexibir várias planilhas ou pastas de trabalho ao mesmo tempo.

Comparar

Este comando é útil para comparar duas tabelas. Dados os dois cenários abaixo (um de informações 1994 e outro de 2014), quais são as diferenças?

Para este exemplo, a ferramenta mostra dados que estão presentes em 1994, mas ausentes em 2014 e vice versa, e também mostra dados que alteraram. Ao clicar no comando Comparar, uma janela se abrirá para configurar a comparação:

Algumas observações:

  • Os cabeçalhos devem estar na primeira coluna, seus nomes não podem repetir e não pode haver nenhum em branco.
  • O Campo chave relaciona os registros de uma tabela com outra. Esta coluna não aceita registros em branco ou duplicados na coluna.
  • Você pode adicionar quantos campos a comparar que quiser. Apenas aparecerão campos que possuem o mesmo nome de cabeçalho entre duas tabelas. Se quiser saber simplesmente quais registros entrarão e quais saíram, desmarque todos os campos a comparar.

Veja o resultado da execução desse comando com a configuração mostrada na janela anterior:

Além dessa tabela, é gerada também uma planilha com uma tabela dinâmica que resume as diferenças entre as duas tabelas:

Mesclar

A expressão mesclar planilhas é também o que informalmente chamamos de empilhar planilhas. Suponha que você tenha uma pasta de trabalho com quatro planilhas: uma capa chamada Folha de Rosto, e outras três planilhas chamadas Lixadeiras, Máquinas de Soldar e Furadeiras, que possuem dados de equipamentos de uma empresa:

Planilha Lixadeiras:

Planilha Máquinas de Soldar:

Planilha Furadeiras:

Seu objetivo é criar uma única planilha que relacione todos os dados dessas três planilhas. A premissa para este comando funcionar é que as planilhas possuam a mesma estrutura, isto é, os cabeçalhos devem ter a mesma quantidade de linhas e suas colunas devem representar a mesma informação em cada tabela.

Ao clicar no comando Mesclar do grupo Planilhas, a janela a seguir abrirá:

Desmarquei a Folha de Rosto porque ela não contém dados para mesclar. Desconsiderei os cabeçalhos, exceto o primeiro, decidi manter a formatação e permiti que o comando crie uma coluna à direita dos dados para eu saber quais são suas planilhas de origem. Veja o resultado final dessa configuração criado pelo comando:

Ordenar

Suponha que você tenha uma pasta de trabalho com várias planilhas e deseja reorganizar suas posições:

Ao clicar no comando Ordenar, será mostrada uma janela que permite ordenação de planilhas, inclusive a opção de classifica-las em ordem alfabética clicando no botão Ordenar A-Z:

Miscelânea

Este grupo possui comandos de funcionalidades diversas no Excel:

Somente Leitura

Clique neste botão para alternar uma pasta de trabalho para o modo somente para leitura ou gravação. Útil para quando você abre uma pasta de trabalho e, para evitar que a salve acidentalmente, a torna somente para leitura antes.

Mostrar Nomes Ocultos

Nomes Definidos ocultos só podem ser reexibidos através de macros. Este comando mostra todos os nomes definidos da pasta de trabalho ativa.

Tabela Dinâmica para Valores

Selecione uma tabela dinâmica e use este comando para transformar uma tabela dinâmica num intervalo regular do Excel.

MailXL

O MailXL possui comandos para enviar de forma fácil intervalos, planilhas ou pastas de trabalho por e-mail como anexo ou no corpo da mensagem. Além disso, você pode enviar um ou mais gráficos como imagem.

O formato do anexo pode ser xls, xlsb, xlsx, xlsm e até pdf. Você pode converter as fórmulas das planilhas para valores antes de enviar o e-mail.

O MailXL só funciona se o seu computador estiver com o Outlook instalado e com uma conta de e-mail configurada. Posteriormente será adicionada uma opção para enviar e-mails via CDO.

Intervalo

Ao clicar neste comando, você será solicitado para selecionar um intervalo. Veja o exemplo a seguir:

Uma janela com opções aparecerá. Para este exemplo, resolvi enviar o intervalo selecionado no corpo do e-mail:

Veja o resultado final:

Planilha(s)

Este comando é semelhante ao de enviar um intervalo, exceto que o intervalo a ser enviado é da planilha inteira. Inicialmente, aparece uma janela perguntando qual planilha deseja enviar:

Depois, você cairá na mesma janela do comando de enviar um intervalo e então poderá enviar o e-mail no formato desejado.

Pasta de Trabalho

Este comando é semelhante ao de enviar uma planilha, exceto que a pasta de trabalho inteira é enviada. Normalmente, utiliza-se essa opção para enviar uma pasta de trabalho como anexo. No exemplo a seguir, optei por enviar a pasta de trabalho no formato PDF:

Gráfico(s)

Este comando permite enviar gráficos como imagem por e-mail. Suponha que sua pasta de trabalho possua uma planilha chamada Análises com dois gráficos:

Suponha também que há uma folha de gráfico chamada Comparativo:

Ao clicar no controle Gráfico(s), você poderá escolher quais imagens e o formato que deseja enviar por e-mail, através da janela a seguir:

O resultado é mostrado abaixo:

CADXL

O CADXL é um conjunto de ferramentas que permite interagir com elementos do AutoCAD. Com ele, você pode editar tabelas escritas com objetos do AutoCAD e pode também listar e editar todos os textos presentes num desenho.

Para usar os comandos do CADXL, você deverá estar com o AutoCAD aberto e um desenho carregado.

Obter Tabela

Suponha que você tenha uma tabela como mostrada abaixo:

Clique no botão Obter Tabela. O foco será dado ao AutoCAD, você deverá selecionar a tabela inteira (inclusive bordas) e pressionar Enter:

O resultado é mostrado a seguir:

Você pode editar os valores dessa planilha e clicar no comando Executar Alterações para atualizar os textos da tabela no AutoCAD.

Fique atento porque a informação que vincula cada um dos textos da tabela do AutoCAD a uma célula é um identificador único chamado Handle, e este fica armazenado como comentário em cada uma das células. Em outras palavras, se você usar operações Ctrl+V para colar ao invés de colar apenas valores, o comentário da célula de destino será perdido e, consequentemente, seu vínculo com o elemento respectivo na tabela do AutoCAD.

Obter Texto

Esta ferramenta permite obter textos de uma seleção do AutoCAD. Ao clicar no comando Obter Texto, o foco será dado ao AutoCAD para você fazer sua seleção e pressionar Enter. Você pode incluir objetos que não são texto que o comando ignora-os. Veja um exemplo abaixo:

O resultado no Excel é mostrado a seguir:

O CADXL disponibiliza a coordenada dos textos do AutoCAD, o conteúdo e um hyperlink que ao ser clicado, foca a posição do objeto no AutoCAD.

Você pode usar essa ferramenta para diversos fins, como localizar textos duplicados e auditar desenhos.

Observações e Limitações

O CADXL não é capaz de ler textos dentro de blocos, isto é, você deverá explodi-los se quiser usar a ferramenta.

Os textos capturados e reconhecidos pelo CADXL são MTEXT, TEXT e atributos ATTDEF. Para o comando de tabela, as linhas devem ser objetos do tipo LINE, isto é, não funciona polyline e outros.

Não faça uma seleção demasiadamente grande. Pode ser demore muito para o comando importar os dados da tabela, embora devolvê-los ao AutoCAD seja bastante rápido. Se estiver demorando muito para processar uma importação, pressione Ctrl+Break para cancelar.

O texto importado de objetos MTEXT é mostrado com seus códigos de formatação. Suponha que você importe um MTEXT Felipe sublinhado no AutoCAD. Ele será mostrado como %%uFelipe no Excel, pois o código %%u representa a formatação de sublinhado no AutoCAD.

Para que o CADXL busque o texto na tabela ou em parte da tabela, é necessário que a mesma possua linhas internas e de contorno (ou seja, bordas internas e externas) e que elas estejam incluídas na seleção. Se o texto de uma célula da tabela do AutoCAD for grande a ponto de sair dos limites de borda, ele não será considerado pelo CADXL.

Ainda sobre importação de tabelas, se numa célula contiver mais de um objeto de texto, o CADXL irá considerar apenas o primeiro valor de texto que encontrar.

VBA

Para usar qualquer ferramenta desta seção, você tem que habilitar a opção Confiar no acesso ao modelo de objeto do projeto VBA e reiniciar o Excel. Veja aqui como habilitar essa opção.

O AmbienteXL integra ao VBE através de uma janela suspensa que possui comandos para indentar código VBA. Para ver essa janela, basta clicar com o botão da direita na janela de código de algum projeto VBA e escolher se quer indentar um módulo ou um projeto inteiro:

Veja mais sobre indentação de código em indentação.

Download e Termos de Uso

O AmbienteXL está liberado para uso próprio e comercial. Esta ferramenta não pode ser vendida ou distribuída com alterações sem minha autorização. Fique à vontade para sugerir novas funcionalidades ou relatar bugs na seção de comentários. A senha do projeto VBE é FrankKabel.

Para baixar o AmbienteXL, clique aqui.

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Ferramentas e marcada com a tag , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.
  • Victor Martins

    Muito obrigado Felipe Gualberto, é um grande merecedor do prêmio MVP, obrigado por essa contribuição, sucesso na carreira!

  • Fábio Gatti

    Parabéns pelo ótimo trabalho!!! Já baixei e estou testando

  • Daniel Soares

    Bom dia Felipe!
    O link para download do arquivo está direcionando para uma página de erro.
    Ainda está disponibilizando a ferramenta?

    • Daniel, obrigado por notificar. Corrigi o link, favor testar novamente.

      • Daniel Soares

        Maravilha, obrigado Felipe!

        Estou tendo problemas com uma atividade que preciso entregar diariamente por e-mail. Uso uma macro para selecionar uma área de uma planilha que possui texto, imagens e gráficos e enviar por e-mail, porém quando o e-mail é encaminhado, chega tudo desalinhado.

        Vi que sua ferramente possui um recurso, vou testar aqui!

  • Sidon

    Bom dia Felipe, gostei muito da sua ferramenta! O mecanismo de comparação ao invés de comparar duas planilha existentes para encontrar alterações não poderia encontrar semelhança por uma palavra? Abs

    • Olá, obrigado.
      Poderia dar mais detalhes de como seria essa comparação? Não entendi.

  • Anonima

    Olá Felipe, tudo bem?
    venho utilizando uns ADD-ins no excel, o seu por exemplo baixei para testar, acontece que estou com um problema no meu excel, eu carrego o suplemento, “instalo” ele e tudo perfeito funcionando e depois que eu fecho o excel ele não carrega… depois que vc instala esses suplementos são para abrir sempre que vc abrir o excel, mas não esta funcionando… já tentei com suplementos de desenvolvedores diferentes, aloquei em lugares diferentes no computador e nada… se vc souber de alguma dica que possa me ajudar te agradeço.

    Atenciosamente,

    Isabela
    isabela_paredes@hotmail.com

  • Pingback: AmbienteXL – Mais Funcionalidades para o seu Excel | Guru do Excel()

  • Silvio Neri

    Parabéns pelo trabalho, Felipe! Instalei o AmbienteXL (aparece com o nome de suplemento ExpressXL) e funcionou perfeitamente em mostrar os nomes ocultos (e imprestáveis, verdadeiros fantasmas) que vêm junto com planilhas que eu recebo. Acontece que ele só aparece na faixa de opções na ocasião da instalação. Em uma seção seguinte de trabalho com o Excel, verifico que o o suplemento está instalado, mas não aparece disponível na faixa de opções, à direito da guia “Desenvolvedor”, como tinha acontecido antes. Esqueci algum passo? Abraço!

  • Silvio Neri

    Desculpe, Felipe. Meu caso é identico ao da Anônima, do comentário imediatamente anterior ao meu. Já vi a solução e já está resolvido! Obrigado!