Analisar Fórmulas

O Excel possui algumas ferramentas para estudar e analisar fórmulas. Este artigo demonstra como utilizá-las.

F9

Uma tecla de atalho muito útil no Excel é a F9. Essa tecla, em modo de edição de fórmula, avalia uma determinada expressão. Veja a tabela abaixo:

A fórmula em H3 é:

=PROCV(F3+G3;B3:C7;2;0)

Trata-se de um PROCV: a fórmula retorna a letra correspondente ao número que é a soma das células B3 e B5. Para saber mais sobre PROCV, clique aqui.

Selecione a célula H3 e pressione F2 para entrar no modo de edição de fórmula:

Experimente selecionar, por exemplo, a expressão F3+G3:

Agora, pressione a tecla F9. Você verá algo como mostrado abaixo:

O número 4 apareceu no lugar da seleção, ou seja: ao apertar a tecla F9 no modo de edição, o Excel avalia (calcula) a expressão selecionada. Para voltar à fórmula original, pressione Ctrl+z.

Funciona também com intervalos que representam mais de uma célula. Por exemplo, se você selecionar a expressão B3:C7 e pressionar F9, o resultado verá:

O Excel avaliou a expressão e está representando o intervalo selecionado com uma notação específica: para separar colunas, ele usa \ (barra invertida) e para separar linhas, usa ; (ponto-e-vírgula). Observe também que os elementos que representam texto estão entre aspas duplas e os que representam números, livres e sem aspas.

Na prática, se você pressionasse Enter, nessa nova fórmula não haveria mais referências à tabela anterior porque ela foi integrada na própria fórmula. Você poderia até apagar a tabela da planilha, se quisesse, que a fórmula do PROCV continuaria funcionando normalmente. Veja mais sobre isso aqui.

Se o intervalo que você tentar avaliar for muito grande, como, C:C (Isso corresponde a 1.048.576 células!), obterá o erro a seguir:

Você pode avaliar, se quiser, a fórmula inteira. Primeiro selecione:

Então, pressionado F9:

Você pode avaliar funções inteiras dentro de fórmulas. Supondo que temos uma fórmula como:

="Continente: "&PROCV(F3+G3;B3:C7;2;0)

Se você quiser avaliar a expressão que possui o PROCV, você deve selecionar a função completamente, incluindo o parênteses do final antes de pressionar F9:

Se você selecionar apenas parte de uma função e pressionar F9, poderá obter um dos erros abaixo:

A Ferramenta de Avaliar Fórmulas

É importante conhecer técnicas de depuração de fórmulas, mas mais importante ainda é saber como o Excel avalia as fórmulas. Muitas vezes, quando obtenho erros em minhas fórmulas, utilizo a ferramenta Avaliar Fórmula. Para usá-la, primeiro seleciono a célula que contém a fórmula que tenho dúvida (no nosso exemplo, célula H3) e então clico na guia Fórmulas >> botão Avaliar Fórmula:

Uma janela conforme figura abaixo aparece. Clique progressivamente em Avaliar para entender qual é a ordem dos cálculos que o Excel executa e como ele avalia cada uma das expressões:

Na guia Fórmulas, também há uma série de outras ferramentas importantes que utilizo como Rastrear Precedentes e Rastrear Dependentes. Quando o número de dependências é grande (por exemplo, o resultado de uma célula depende do resultado de outra célula que depende do resultado de outra célula e assim por diante), é importante saber usar a ferramenta. A figura abaixo mostra um exemplo do uso de Rastrear Precedentes:

Clique em Remover Setas para limpar as setas dos precedentes.

RefTreeAnalyser

Existe uma ferramenta comercial paga escrita pelo Jan Karel Pieterse para facilitar a análise de fórmulas complicadas. A ferramenta é muito boa e utilizada amplamente. Se tiver interesse, veja o link com a demonstração, funcionalidades e compra: http://www.jkp-ads.com/reftreeanalyser.asp

Download

Para fazer download da pasta de trabalho usada neste artigo, clique aqui.

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.