CORRESP

A função CORRESP é nativa do Excel e faz parte do grupo de funções de Pesquisa e Referência.

Introdução

CORRESP é uma função versátil que pode ser utilizada de várias maneiras. É comum utilizá-la para retornar a posição de um valor num intervalo.

Considere o exemplo abaixo. Deseja-se saber, no intervalo da lista representado por C4:C28, qual a posição em que Bravo se encontra:

A fórmula em D4 é:

=CORRESP(D3;B4:B28;0)

O primeiro argumento representa o termo buscado, o segundo o vetor onde é feita a busca (pode ser horizontal ou vertical) e o terceiro é o tipo de busca realizada. 0 ou FALSO é utilizado quando se deseja fazer uma busca exata do primeiro argumento. Então, a estrutura da fórmula é:

=CORRESP(valor_procurado;matriz_procurada;tipo_correspondência)

Note que o resultado da fórmula (4) representa qual posição Bravo está no vetor C4:C28. Se quiser saber a linha da planilha em que Bravo se encontra, deve-se alterar C4:C28 por C:C, atentando ao fato de que a presença do cabeçalho poderá retornar um valor indesejado na fórmula, caso uma correspondência seja feita com ele.

CORRESP faz interseção do intervalo analisado com o intervalo total usado da planilha: em outras palavras, se você especificar no segundo argumento um intervalo muito grande como C:C, a fórmula analisará apenas até a última célula preenchida do vetor, sem ônus no desempenho da função.

CORRESP retorna o índice do primeiro resultado que faz correspondência com valor_procurado, no caso de mais de um valor fazer correspondência.

Veja como aplicar a função para fazer uma busca num vetor horizontal:

A fórmula em B6 é:

=CORRESP(B5;C3:AA3;0)

O Parâmetro tipo_correspondência

O terceiro parâmetro de CORRESP pode ser -1, 0 ou 1. Se você omitir, o Excel irá considerá-lo como 1.

Conforme visto na seção anterior, se deseja obter uma correspondência exata da busca, utilize 0. O vetor em que é feita a busca (chamado de matriz_procurada nesta página) poderá estar com os itens em qualquer ordem de classificação, seja crescente, decrescente ou sem ordem alguma. Nesse modo de busca, apenas ocorrências exatas do termo buscado são considerados.

Se seus dados estiverem em ordem de classificação crescente ou decrescente, você poderá fazer uma busca aproximada. Se estiverem em ordem crescente, use 1 no último argumento. Veja um exemplo, usando a tabela de cálculo de imposto de renda de pessoa física:

A fórmula em B12 é:

=CORRESP(B11;B4:B8;1)

Como 2.500,00 está entre 1.903,99 e 2.826,66, o valor de faixa de imposto de renda está sujeito às regras da segunda faixa da tabela de cálculo.

Numa tabela com dados em ordem decrescente, você pode usar -1 no parâmetro tipo_correspondência para descobrir a faixa que se encontra um valor. Veja abaixo uma lista com o raio de algumas das maiores estrelas conhecidas no universo:

Observe que uma massa equivalente 1.600 raios solares, por estar entre 1.642 e 1.540, encontra-se na 2a faixa.

Resumindo os tipos de busca, consulte a tabela abaixo:

Sobre o modo de busca ser binário ou linear, recomendo ler a seção Melhorar o Desempenho do CORRESP.

É essencial que seus dados estejam classificados corretamente caso o argumento de tipo_correspondência seja -1 ou 1; caso contrário, obterá resultados inesperados na fórmula.

Caracteres Curingas

Caracteres curingas são aqueles que podem assumir uma faixa de valores. Você pode utilizar caracteres curingas para fazer a busca de parte de sequências de texto quando faz uma busca exata no CORRESP. Existem dois caracteres curingas no Excel:

  • *: representa 0 ou mais caracteres.
  • ?: representa 1 e exatamente 1 caractere.

Veja o exemplo abaixo para compreender melhor como usar:

Se a sequência de texto que você estiver procurando possuir realmente o símbolo * ou ?, você deverá utilizar o ~ antes. Desta forma, se quiser procurar a expressão Tudo bem?, deverá entrar o texto Tudo bem~? no parâmetro valor_procurado.

Melhorar o Desempenho do CORRESP

Se você possui uma planilha que utiliza o CORRESP inúmeras vezes e está tendo problemas de lentidão ao realizar cálculos, recomendo ler o artigo Melhorar o Desempenho do PROCV.

Download

Para fazer download da pasta de trabalho usada neste artigo, clique aqui.

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Tutoriais e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.