Latência ao Acessar Documentos por Aplicações do Office do OneDrive

Suponha que você esteja usando o Excel 2013 ou 2016 e vai salvar um documento do seu sua pasta de trabalho (ou documento no Word ou apresentação do PowerPoint) e, ao clicar no botão Salvar, a janela fica congelada como mostrado abaixo:

Essa demora só acontece quando o documento em questão está dentro de um diretório do seu OneDrive. Por padrão, ao invés do OneDrive fazer uma sincronização assíncrona de documentos Office, ele faz de forma síncrona.

Isso é péssimo para a experiência do usuário. E, para piorar, quando você vai ao backstage para abrir um documento, muitas vezes você tem que esperar outra latência.

Como se não bastassem esses problemas, há outros. Em documentos armazenados dessa forma, a propriedade ThisWorkbook.Path do VBA retorna o URL do documento em seu caminho OneDrive ao invés do caminho local do arquivo. Isso gera erros não previstos em macros que precisam dessa propriedade.

A boa notícia é que é possível desabilitar essa terrível experiência de usuário.

Desabilitando Sincronização entre Office e OneDrive

Na sua aplicação Office (seja Excel, Word ou PowerPoint), entre nas opções e vá na faixa Salvar. Então, marque/desmarque as opções destacadas abaixo como mostrado:

Na verdade, essa configuração não é a responsável por fazer essa alteração, mas a julgo importante pois melhora sua experiência do Office tornando-o “menos conectado” ao OneDrive.

Clique com o botão da direita no ícone de bandeja do OneDrive e vá em Configurações:

Vá na aba Office e desmarque as duas caixas de seleção como mostrado abaixo. Em seguida, clique em OK:

Agora, você terá uma experiência de abrir e salvar arquivos no seu Office 2013/2016 semelhante à forma como tinha no Office 2010 ou anterior.

Votação para Alterar essa Configuração por Padrão

Ainda bem que você conseguiu chegar a esta página e (espero) resolveu seu problema. No entanto, pense nos milhões de usuários que desconhecem esses passos e que tem que lidar com essa latência no dia a dia. Não seria mais sensato se, por padrão, a Microsoft deixasse desativada essa configuração? Se acha que sim, me ajude na votação dessa proposta aqui: https://onedrive.uservoice.com/forums/262982-onedrive/suggestions/17524771-office-sync-should-come-turned-off-by-default

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Notícias e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.