Segurança de Macros

É importante entender como uma aplicação Office trata a segurança de macros VBA. Esta página mostra conceitos fundamentais dessas configurações.

 

Introdução

Quando você abre um documento do Office que possui macros em VBA, pode ser que se depare com a situação mostrada a seguir:

Há também essa variação:

Clicando em Opções, você verá a janela a seguir:

Você poderá usar as macros do projeto do documento somente se habilitá-las. Se optar por não habilitar e tentar executar uma macro desse documento, será impedido e notificado através de uma caixa de mensagem como a mostrada abaixo:

Se você não quiser ver mais essas telas e quer habilitar automaticamente as macros dos projetos dos documentos que abrir, é possível alterar as configurações de segurança da sua aplicação, numa janela do seu aplicativo chamada Central de Confiabilidade.

O que segurança tem a ver com isso? O fato é que é possível criar programas maliciosos através de códigos em VBA, como apagar seus arquivos, monitorar seu computador, etc. Logo, ao instalar o Microsoft Office, os aplicativos são configurados por padrão em não executar as macros automaticamente.

Configurações de Macro

Para acessar as Configurações de Macro de um aplicativo do Office, primeiro você deverá acessar a tela de Central de Confiabilidade, clicando no menu Arquivo >> controle Opções:

Se for no Office 2007, o controle Opções fica num lugar diferente:

Em seguida, clique no controle Central de Confiabilidade >> botão Configurações da Central de Confiabilidade:

Em seguida, clique em Configurações de Macro. Você verá a janela a seguir:

Você tem quatro opções de configurações de segurança de macros em VBA:

  • Desabilitar todas as macros sem notificação: O Office desabilita toda funcionalidade de macros;
  • Desabilitar todas as macros com notificação: Essa é a configuração padrão que atribuída na instalação do Office. O aplicativo desabilita as macros dos documento que abrir, mas te dá a opção de habilitá-las com mostrando uma das telas mostradas na introdução desta página.
  • Desabilitar todas as macros, exceto as digitalmente assinadas: É melhor você ignorar essa opção. Para criar uma assinatura digital válida para uso comercial em qualquer computador, deve-se pagar uma taxa que é cara, ocasionando hoje num desuso dessa funcionalidade no mercado;
  • Habilitar todas as macros: O Office habilita as macros de todos os documentos que você abrir. Embora seja raro, existem macros que podem danificar seu computador. Somente habilite essa opção se você tiver plena segurança dos documentos Office que abrir.

Vale ressaltar que a opção que você selecionar é válida somente para arquivos que não estejam em Locais Confiáveis (vide a seguir).

Alterar as configurações da Central de Confiabilidade de um aplicativo não reflete as configurações na Central de Confiabilidade de outro aplicativo. Logo, você pode ter configurações de segurança de macros do Excel diferente das do Word, PowerPoint e outros aplicativos que suportam VBA.

Confiar no Acesso ao Modelo de Objeto do Projeto do VBA

Existem códigos VBA podem acessar os projetos VBE abertos num aplicativo. Esses códigos podem criar, editar e até mesmo excluir módulos e linhas de código. A Microsoft achou interessante explicitar essa caixa de seleção para que o usuário tenha certeza se permite que esse tipo de macro rode em seu aplicativo ou não.

Habilite essa opção somente se você trabalha com macros ou suplementos que crie, modifique ou apague objetos e códigos do seu projeto VBA.

Locais Confiáveis

Você pode salvar documentos com macros que assegurou que não vão danificar seu computador num diretório que o seu aplicativo classifique como um Local Confiável. Quando um documento é aberto num local confiável, suas macros serão habilitadas automaticamente independente da opção que escolher nas Configurações de Macro.

Para visualizar, adicionar ou remover os locais confiáveis, vá na Central de Confiabilidade e clique no controle Locais Confiáveis:

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Tutoriais e marcada com a tag , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.