Sincronizar Assinaturas do Outlook entre Computadores

Se você utiliza o Outlook em mais de um computador, já deve ter percebido que as assinaturas não são sincronizadas em outros computadores. Esta página mostra uma técnica para você contornar isso e manter todas as suas assinaturas sincronizadas.

O tutorial apresentado só é válido para Windows 7 ou superior.

As assinaturas do Outlook ficam armazenadas na pasta:

C:\Users\%username%\AppData\Roaming\Microsoft\Signatures

A expressão %username% identifica automaticamente qual é o texto do caminho do usuário atual logado.

Existe uma forma de fazer o Outlook interpretar o diretório Signatures como outro à sua escolha criando Links Simbólicos. Links simbólicos são criados no Windows através do comando mklink, e ele funciona como um redirecionamento de diretórios.

A estratégia é redirecionar o caminho do Outlook de assinaturas de todos os computadores para um diretório do OneDrive ou DropBox, uma vez que esses serviços sincronizam os arquivos do diretório entre todos os computadores que o usam.

Inicialmente, crie um diretório no seu OneDrive como, por exemplo, C:\Users\Felipe\OneDrive\Padrões\Assinaturas. Copie todo o conteúdo (inclusive subdiretórios) do diretório Signatures do Outlook para esse novo diretório.

Feche o Outlook e apague o diretório Signatures do Outlook.

Em seguida, será necessário abrir o prompt de comando do Windows em modo de Administrador. Para fazer isso, pressione botão Windows+X e escolha Prompt de Comando (Admin):

Por fim, digite o comando abaixo na linha de comando (infelizmente, só é possível usar o Ctrl+C / Ctrl+V no Windows 10):

mklink /d "C:\Users\%username%\AppData\Roaming\Microsoft\Signatures" " C:\Users\Felipe\OneDrive\Padrões\Assinaturas"

Esse comando deverá criar um diretório chamado Signatures que no Explorer terá a aparência de um atalho, como mostrado abaixo:

Execute esses mesmos passos em todos seus computadores para suas assinaturas manterem-se sincronizadas. Vale lembrar que essa técnica funciona somente em computadores que possuam algum serviço de sincronização como OneDrive ou DropBox.

Se você quiser voltar o diretório de assinaturas como antes, basta você apagar o diretório Signatures (do Outlook, e não do OneDrive!) e criar, pelo Explorer, um novo diretório com o mesmo nome. Depois, copie o conteúdo do diretório de assinaturas ao qual o link estava vinculado.

Você pode usar essa mesma técnica para manter outras configurações do Office sincronizadas. Por exemplo:

O arquivo que possui o código do projeto VBA do Outlook fica no caminho %AppData%\Microsoft\Outlook\VbaProject.otm.

O Excel carrega todas as pastas de trabalho/suplementos do diretório %AppData%\Microsoft\Excel\XLINÍCIO ao iniciar. Uma boa ideia é redirecionar esse diretório para um diretório na nuvem com seus suplementos favoritos.

Análogo à situação acima, o Word possui uma pasta de inicialização que se encontra em %AppData%\Microsoft\Word\Inicialização.

Enfim, você pode se beneficiar dessa técnica com todos os programas que salvam algum tipo de configuração em um diretório.

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Dicas e marcada com a tag , , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.