Visual Basic Editor (VBE)

Para desenvolver em VBA, é necessário abrir um dos aplicativos Office, como o Excel ou Word. O ambiente de desenvolvimento da linguagem VBA chama-se Visual Basic Editor (VBE) e a forma mais fácil mostra-lo (ou oculta-lo) é pressionando Alt+F11 na janela principal do aplicativo.

Você pode também acessar o VBE pelo comando Visual Basic na guia Desenvolvedor na Faixa de Opções do seu aplicativo:

Habilitar a Guia Desenvolvedor na Faixa de Opções

Se você não encontrou a guia Desenvolvedor, é porque ela não é exibida por padrão no seu aplicativo. Além de conter o botão que leva ao VBE, ela possui várias ferramentas interessantes para desenvolvedores. Para mostra-la, siga as instruções a seguir.

No Office 2010, 2013 e 2016: clique com o botão direito numa das guias da Faixa de Opções e em seguida em Personalizar a Faixa de Opções:

Habilite a caixa de seleção Desenvolvedor e clique em OK:

No Office 2007: clique no Botão Office >> botão Opções:

Clique no controle Mais Usados e habilite a caixa de seleção Mostrar guia Desenvolvedor na Faixa de Opções e, em seguida, clique em OK:

O VBE e Principais Janelas

A figura abaixo mostra o uma típica tela do VBE:

O VBE possui várias janelas internas, conforme mostrado. Pode ser que nessa figura haja mais janelas que em seu VBE, ou que as janelas estejam em tamanhos ou posições diferentes. Isso acontece porque cada uma dessas janelas pode ser movida, redimensionada, restaurada ou ocultada. Para exibir as janelas, clique no controle Exibir na Barra de Menus, mas o que recomendo mesmo é utilizar os atalhos de teclado:

  • Ctrl+RProject Explorer;
  • F4 Propriedades;
  • Ctrl+GJanela de Verificação Imediata.

O Project Explorer

No VBA, um projeto é o primeiro nível da hierarquia de um documento ou aplicativo que possui componentes de código VBA. Esses componentes se chamam módulos. Um projeto nasce junto com a criação de um documento Office. Logo, quando você cria uma nova pasta de trabalho Excel ou documento Word, junto dele é incorporado um novo projeto, e todo documento Office tem um e apenas um projeto.

Nem todas as extensões de arquivos incorporam o projeto VBA ao salvar. Para trabalhar com macros, certifique-se que você salve seu documento com uma extensão terminada em m, como xlsm, docm, pptm, por exemplo.

O Project Explorer é a janela do VBE que lista hierarquicamente todos os projetos carregados numa sessão do aplicativo e seus módulos:

No exemplo acima temos dois projetos (porque há dois documentos abertos) num mesmo aplicativo de Excel e vários módulos. Para efeito de organização, o VBE separa os módulos em pastas, mas fundamentalmente, todos esses componentes são módulos (vide setas vermelhas). Então, o projeto da pasta de trabalho Produtos.xlsm possui 4 módulos e o projeto da pasta de trabalho Vendas.xlsm possui 5 módulos.

Cada pasta de trabalho contém seu módulo, bem como cada uma das planilhas. No Word um documento contém um módulo e uma apresentação do PowerPoint também contém um módulo. O Outlook, como não trabalha com o paradigma de documentos, é um módulo no nível do aplicativo.

Renomear um Projeto

O nome de um projeto pode ser diferente do nome do documento Office que o hospeda. Por exemplo, o projeto de Vendas.xlsm não se chama, necessariamente, Vendas. No caso do Excel, assim como quando criamos uma pasta de trabalho em branco ele chama a primeira planilha de Plan1, seu projeto por padrão chama-se VBAProject:

Se você quiser dar um nome diferente ao seu projeto, vá na guia Ferramentas >> grupo Propriedades de VBAProject, e na janela que aparecer, vá na aba Geral >> caixa de texto Nome do projeto:

Se você tiver muitos projetos, pode se organizar inserindo um descritivo na caixa de texto Descrição do projeto, como ControleDeEstoque.

Proteger um Projeto

É possível proteger seu projeto para que outras pessoas não vejam a estrutura de módulos e código. Você pode fazer isso para proteger sua propriedade intelectual ou simplesmente para que nenhum usuário altere o código de seu programa e você possa garantir sua funcionalidade. Para fazer isso, vá na guia Ferramentas >> controle Propriedades de <nome do seu projeto>. Na nova janela, selecione a aba Proteção, habilite a caixa de seleção Bloquear projeto para exibição, preencha o campo de senha, redigite a senha na caixa de texto abaixo e, em seguida, clique em OK:

Fique atento para não esquecer a senha de seu projeto, caso contrário, não poderá desbloqueá-lo nem editá-lo mais.

Existem técnicas de quebrar a senha de um projeto. Se a segurança de seu código for algo absoluto ao qual você não possa abrir mão, então o VBA não atenderá suas necessidades. No entanto, recentemente surgiu no mercado uma ferramenta poderosíssima de proteção chamada Unviewable+ VBA Project for Excel & Powerpoint. Até o momento, não foi descoberto uma forma de quebrar a senha de projetos protegidos por essa ferramenta.

 

Sobre Felipe Gualberto

Microsoft Most Valuable Professional (MVP) de Excel.
Esta entrada foi publicada em Tutoriais e marcada com a tag , , , , , . Adicione o link permanente aos seus favoritos.